
Tubarão da Barra participa pela 5ª vez da Copa do Brasil
06 de Fevereiro de 2018

Quando entrar em campo nesta quarta-feira, dia 7, às 20h30 no estádio Presidente Vargas, diante do Confiança/SE, o Ferroviário oficializará a sua quinta participação na Copa do Brasil. A primeira vez foi, justamente, na primeira edição do torneio, em 1989. Como campeão cearense do ano anterior, o Tubarão da Barra foi o principal representante do Ceará e estreou diante do Goiás Esporte Clube.
Treinado por Vanderlei Paiva e tendo jogadores como Barbiroto, Juarez, Marcelo Veiga, Mardônio, Jacinto e Cacau, dentre outros grandes nomes, o time coral acabou eliminado pelo alviverde goiano ainda na primeira fase.
Bicampeão cearense em 1994 e 95, o Ferrão voltou a participar da Copa do Brasil por dois anos seguidos. Em 1995, enfrentou o Remo/PA, e em 96, teve, novamente, o Goiás pela frente, sendo eliminado precocemente em ambos os anos. Ramon Ramos era o técnico coral nas duas oportunidades.
Em 2004, na última participação coral até então, o América/RN foi o primeiro adversário. E deu Ferrão, com direito a goleada de 4×0, no PV. Veio a segunda fase e o Corinthians/SP, de Rincón e Jô, foi o algoz do Ferroviário, que encerrava ali sua campanha, em um Castelão com grande público.
Chegou 2018. A quinta vez do Ferrão na Copa do Brasil.
FERRÃO x CONFIANÇA NA HISTÓRIA
Ferroviário e Confiança têm uma importante característica histórica em comum. Ambos possuem origens proletárias. Enquanto o Ferrão foi fundado por trabalhadores da rede ferroviária, em 1933, a equipe sergipana surgiu dentro de uma fábrica de tecelagem, três anos depois, em 1936.
Mas foi somente em 1984, pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro, que os dois times se enfrentaram pela primeira vez. Com gol de Jorge Veras, o Ferrão venceu o Confiança por 1×0 em partida realizada no Estádio Castelão. Desde então, mais 5 encontros foram realizados. No geral, pequena vantagem cearense: 3 vitórias corais, todas dentro de casa; 2 derrotas; e 1 empate. Confira os resumos desses jogos:
05/02/1984
Ferroviário 1×0 Confiança
Estádio Castelão – Brasileiro Série A
Gol do FAC: Jorge Veras
15/02/1984
Confiança 4×1 Ferroviário
Estádio Batistão – Brasileiro Série A
Gol do FAC: Betinho
12/10/1997
Confiança 3×2 Ferroviário
Estádio Batistão – Brasileiro Série C
Gols do FAC: Somar e Carlos Silva
19/10/1997
Ferroviário 2×1 Confiança
Estádio Elzir Cabral – Brasileiro Série C
Gols do FAC: Cantareli e “contra”
Obs: Na disputa por pênaltis, 3×1 para o Ferrão. Marcaram Alex, Marcelo e Danilo. Goleiro Fábio, que anos depois viraria ídolo no Confiança, foi o herói coral defendendo importantes cobranças naquela manhã (sim, manhã – clique e relembre em matéria do Almanaque do Ferrão).
13/08/2006
Confiança 2×2 Ferroviário
Estádio Batistão – Brasileiro Série C
Gols do FAC: Glaydstone e Éverton
03/09/2006
Ferroviário 2×1 Confiança
Estádio Presidente Vargas – Brasileiro Série C
Gols do FAC: Cristiano (2x)
GOLS CORAIS EM 2006
Abaixo, relembre os dois últimos confrontos:

Mais do Ferroviário


Ferroviário fecha parceria com EFY para fornecimento de material esportivo no Campeonato Brasileiro
Leia mais +
Ferroviário anuncia a contratação do atacante Bryam
Leia mais +
Ferroviário acerta empréstimo do atacante Hugo Costa para o Brasileiro
Leia mais +
Ramires retorna ao Ferroviário para o Campeonato Brasileiro
Leia mais +