Ministério Público aprova liberação do Elzir Cabral para jogos oficiais
07 de julho de 2019
O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), através do Núcleo do Deporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), aprovou, na última sexta-feira (05), após análise de laudos de vistoria, a liberação do Estádio Elzir Cabral, de propriedade do Ferroviário Atlético Clube, para voltar a receber jogos oficiais de futebol. A recomendação é que as partidas ocorram em período diurno e com capacidade máxima para um público de 2.500 pessoas.
O Ferroviário, que já tem a Arena Castelão como palco principal neste Campeonato Brasileiro – o jogo da próxima segunda-feira, dia 15/07, contra o Náutico, será lá, às 20h -, além do próprio Estádio Presidente Vargas como opção pública alternativa, volta agora a contar, também, com a sua própria praça esportiva, apta para jogos oficiais.
POR QUE ELZIR CABRAL?
Elzir de Alencar Araripe Cabral foi presidente do Ferroviário por quatro oportunidades entre 1950 e 1960, sendo o principal responsável pela aquisição do terreno onde hoje está localizado o estádio, que, por justiça, recebe o nome do ex-dirigente e ex-engenheiro da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A).
A INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO
O dia 19 de março é um marco histórico para o futebol cearense e, em particular, para o clube coral. Nesse data, em 1989, com o jogo Ferroviário 6×0 Guarani de Juazeiro, aconteceu a inauguração do Estádio Elzir Cabral, primeira praça esportiva particular do estado a ser reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como apta em sediar jogos de competições oficiais. O gol inaugural foi marcado por Cacau.
PÚBLICO E GOLEADAS
O maior público presente já registrado no Estádio Elzir Cabral foi justamente o do jogo de inauguração, oficialmente 8.922 torcedores. A maior goleada imposta pelo Ferroviário em seu estádio foi no Campeonato Brasileiro de 1998: 7×0 em cima do Corisabá/PI.
Porém, o resultado mais expressivo até hoje, dada a rivalidade entre os adversários, foi a goleada de 4×0 sobre o Fortaleza Esporte Clube, em amistoso realizado no dia 26 de fevereiro de 1994, que marcou a arrancada para o título cearense daquele ano.
Mais do Ferroviário