Base do Ferrão volta a disputar mais uma competição nacional
02 de Janeiro de 2025
Ferroviário na Copa SP de Futebol Júnior em 2025
—
A principal competição de futebol júnior (Sub-20) do país começa hoje e o Ferrão estreia nesta sexta-feira, 03/01, diante do Atlhetico Paranaense, às 21h45, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Paulistão.
Mesmo sendo dono das categorias de base do futebol cearense que mais revelaram atletas para a Seleção Brasileira, esta será a primeira vez que o Ferroviário participará da Copa São Paulo, a tradicional Copinha. Um feito inédito e que já está marcado na história do clube.
A última participação da base coral em nível nacional data de 1991, na então principal competição de futebol juvenil (Sub-17) do país, a tradicional Copa Macaé, no Rio de Janeiro. E o Ferrão foi destaque. Comandados pelo técnico Edmundo Silveira, a delegação era composta por 17 atletas: os goleiros Birigui e Miguel; os laterais Índio e Claudemésio; os zagueiros Adriano, Manso e Evilson; os volantes Ronaldo e Rutênio; os meias Cantarelli, Paulo Henrique, Luciano e Régis; e os atacantes Jardel, Roberto, Josafá e Etevaldo.
Ferroviário na Copa Macaé de Futebol Juvenil em 1991
—
Deste elenco, a maioria teve sucesso no time profissional e dois deles chegaram à Seleção Brasileira: Adriano e Mário Jardel, que foi negociado com o Vasco-RJ logo na sequência e depois seguiu carreira por Grêmio-RS, Porto, Sporting e Galatasaray, dentre outros, até voltar ao Ferrão, seu time do coração, para encerrar carreira.
Na primeira fase, o Ferroviário se classificou na liderança após vencer Confiança/SE (2×1) e Campo Grande/RJ (1×0), e ser superado pelo Macaé/RJ (0x2). Na sequência, venceu o Madureira/RJ (2×0) e chegou à fase semifinal, perdendo para o Vasco/RJ (0x1), empatando com o Noroeste/SP (1×1) e vencendo o Corinthians/SP (2×0). Na classificação geral, terminou como o quinto melhor time Sub-17 do pais, atrás apenas do campeão Flamengo/RJ, Vasco/RJ, Cruzeiro/MG e Botafogo/RJ.
Boa sorte a todos os garotos Sub-20 que já estão treinando em São Paulo para mais uma competição nacional da base coral.
Mais do Ferroviário