
Tubarão e Galo voltam a se enfrentar depois de 37 anos
03 de Abril de 2018

Um único confronto cruza a história de Ferroviário Atlético Clube e Clube Atlético Mineiro, tradicionais equipes do futebol brasileiro. Em 25 de janeiro de 1981, pela Série A do Campeonato Brasileiro, Tubarão e Galo empataram em 1×1 no Castelão, em Fortaleza, com gols de Jacinto para o Ferrão, e Jorge Luís, contra, para o Atlético. O time coral ainda perdeu um pênalti naquele jogo, que teve José Roberto Wright como árbitro.
Clique aqui para ler mais sobre essa partida, no Almanaque do Ferrão.
Além do Atlético, o Ferroviário já enfrentou mais outras duas equipes de Minas Gerais em sua história: Cruzeiro, por 5 vezes, e Ipatinga, por 2 vezes. Por sinal, foram contra esses times que aconteceu a última vez do Ferrão em Belo Horizonte e a última vez contra um mineiro em Fortaleza.
A última vez em BH foi em 30 de janeiro de 1983, novamente pela Série A do Brasileirão. Em um Mineirão lotado, com mais de 40 mil pagantes, Ferrão e Cruzeiro empataram em 1×1. Almir fez o gol coral, enquanto Edmar empatou para os cruzeirenses.
E a última vez contra um time mineiro em Fortaleza foi no estádio Presidente Vargas, também pelo Brasileirão, mas da Série C. Em 26 de novembro de 2006, o Ferrão venceu o Ipatinga pelo placar de 3×1, com gols de Sérgio Alves e Fernandinho, duas vezes. O mesmo Fernandinho que, recentemente, vestiu a camisa do Atlético Mineiro. Everton fez o tento ipatinguense.
Crédito da Foto: Almanaque do Ferrão

Mais do Ferroviário


Uniformes 2025: Altinha é arte. E vestir o Tubarão também
Leia mais +
Zagueiro Léo Paraíso destaca importância da estreia contra o Central-PE
Leia mais +
De olho na estreia, elenco avança nos treinamentos
Leia mais +
Ferroviário conhece tabela do 1º turno do Brasileirão
Leia mais +